Juntos para cuidar de você. Foi com esse objetivo que Conselhos Profissionais da área de Saúde reuniram-se no dia 6 de Abril, na Barragem Santa Lúcia, em Belo Horizonte, para prestar gratuitamente serviços à comunidade e realizar atrações culturais. O evento Saúde Integral foi realizado em virtude das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde.

Por iniciativa do Conselho de Nutricionistas, prestaram serviços o CREF6/MG e os Conselhos de Fonoaudiologia, Psicologia, Biologia, Biomedicina, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Serviço Social e Enfermagem. O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor- Procon Unidade BH, a Casa do Beco, o Centro de Defesa Coletiva (Associação do Morro do Papagaio) e a Associação de Moradores Barragem Santa Lúcia também estiveram presentes.

“Este evento, além de oferecer serviços para a comunidade, serviu também para fortalecer a união entre os Conselhos de classe e conscientizar que devemos trabalhar em conjunto. Não há uma profissão que se sobressai ou que é mais importante na promoção da Saúde. Todas têm o seu papel e a união vai resultar no que chamamos de Saúde Integral. Esse objetivo foi extremamente cumprido no evento ao oferecermos diversos serviços à comunidade”, explicou a Conselheira da Comissão de Eventos do Conselho Regional de Nutricionistas da 9° Região – Minas Gerais CRN9/MG, Dionara Dourado de Oliveira.

Foram oferecidos serviços como orientações jurídicas, exame de glicose e aferição de pressão, avaliação de pisada, informações sobre doença de Chagas, dengue, febre amarela, Chikungunya e Zica, jogos infantis de educação nutricional, rodas de conversa sobre combate ao racismo, preconceito e a favor dos Direitos Humanos e simulação realística de primeiros socorros.

“O fato de estarmos reunidos com outros oito Conselhos nos permite avaliar o evento como muito positivo. Que momentos como esse se repitam para que a Sociedade tenha uma maior clareza dos serviços que são prestados pelas profissões fiscalizadas pelos Conselhos de Classe. Em relação à Educação Física, utilizamos estes eventos para consolidar nossa atuação e alertar a população quanto aos efeitos da obesidade, dos problemas cardíacos, da Diabetes e conscientizando-a da importância de tornar a prática de Atividade Física regular um hábito”, destacou o Coordenador do Instituto Casa da Educação Física do CREF6/MG, Professor Wilian Peres Lemos.

O CREF6/MG realizou avaliações físicas com dados sobre peso e gordura corporal, Índice de Massa Corporal (IMC), músculo esquelético, gordura visceral, metabolismo basal e idade corporal em cartão personalizado, além de aula coletiva de ritmos.

A moradora da comunidade do entorno da Barragem Santa Lúcia, Ana Carolina de Jesus, aproveitou o evento para saber mais como se cuidar. “Fui bem acolhida pelo evento. Há muitas informações sobre saúde física e alimentação saudável. Faz muito bem para gente. Percebemos que não estamos esquecidos e que lembraram que a nossa Saúde também é importante.”