O Exercício Físico atenua e reverte a perda de massa muscular, melhorando a força e o funcionamento dos músculos de mulheres obesas submetidas a cirurgia bariátrica. O resultado foi obtido em pesquisa realizada pelo Grupo de Fisiologia Aplicada e Nutrição da Escola de Educação Física e Esporte - EEFE e da Faculdade de Medicina – FMUSP da USP com 80 mulheres que foram operadas em São Paulo. Por meio de análises moleculares, o estudo mostra que o Exercício Físico é benéfico ao mecanismo de regulação da massa muscular do organismo, reduzindo a atividade de genes específicos relacionados à degradação de proteínas.

Foram recrutados 80 pacientes no Centro de Referência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital das Clínicas - HC da Faculdade de Medicina - SP. Todas mulheres, com idade ao redor de 40 anos e IMC médio de 48 kg/m2. O IMC é um índice que avalia o estado nutricional do paciente, calculando se a pessoa está dentro do seu peso ideal em relação à altura. Um grupo realizou um programa de treinamento físico supervisionado três vezes por semana por seis meses, iniciado três meses após a cirurgia bariátrica, e outro recebeu apenas o atendimento pós-cirúrgico padrão, com atendimento médico e acompanhamento nutricional, mas que não engloba exercícios

Nos dois grupos, os pesquisadores avaliaram a força muscular dos membros superiores e inferiores, funcionalidade, área das fibras musculares, composição corporal, parâmetros mionucleares e de capilarização do músculo. Foi realizado, ainda, sequenciamento do RNA e expressão de genes relacionados à síntese e degradação de proteínas. No decorrer do estudo foi possível notar uma redução importante da força muscular dos membros superiores e inferiores três meses após a cirurgia em ambos os grupos. Todavia, o grupo treinado mostrou um aumento da força muscular ao final da intervenção, enquanto o grupo não treinado não apresentou nenhuma melhora. O grupo treinado apresentou melhora da funcionalidade em comparação ao não treinado após a intervenção.

Esses resultados, analisados em conjunto, permitem recomendar a inserção de programas de treinamento físico sistemático no tratamento pós-operatório de mulheres submetidas à cirurgia bariátrica a fim de contrapor os efeitos adversos da perda de massa muscular.

Reportagem produzida pelo Jornal da USP. Leia na íntegra clicando aqui.