Cerca de seis mil Policiais Civis atuam em Minas Gerais pela redução da criminalidade, pela cidadania e bem-estar da população. Antes de saírem às ruas, eles passam pela Academia de Polícia – Acadepol, onde estudam criminologia e passam por treinamento físico e psicotécnico.

Desde 2007, o treinamento físico da Acadepol é coordenado pelo Profissional de Educação Física, Inspetor Adjunto de Investigadores e Professor Referência da Disciplina Educação Física, Alexandre Fernandes Ribeiro [005186/MG]. Outros dez Profissionais de Educação Física integram a equipe que prescreve diversas atividades físicas, como circuito funcional, treinamento aeróbico, musculação e prática esportiva direcionada.

De acordo com o Inspetor Adjunto de Investigadores e Professor Referência da Disciplina Educação Física, Alexandre Fernandes Ribeiro, todos os exercícios são elaborados de forma que contribua para a formação física e psicológica dos futuros policiais. “Todas as atividades físicas são planejadas de acordo com o plano de ensino pré-estabelecido. É respeitada sempre a individualidade de cada aluno e a especificidade da profissão policial, visando sempre o condicionamento físico ideal para um indivíduo que irá realizar suas atividades laborais muitas vezes em alto grau de estresse emocional”.

A Acadepol conta com estrutura física que auxilia do desenvolvimento das atividades, como quadras, piscina, pista de corrida e Academia de ginástica e musculação. Para garantir o desempenho adequado de todas as atividades, a Acadepol exige que a orientação seja realizada por Profissionais de Educação Física devidamente registrados no órgão da classe. “É realizado um processo seletivo onde as inscrições são abertas a todos os servidores das diversas carreiras policiais. Além da formação acadêmica em Educação Física, o servidor tem que ser devidamente registrado no CREF6/MG para pertencer ao quadro de professores”, explica Alexandre Fernandes Ribeiro.

Mesmo após a formatura, os Policias podem continuar utilizando as dependências da Acadepol para a prática de exercícios, pois a Direção Geral da Academia de Policia Civil de Minas Gerais acredita nos benefícios da prática regular de atividade física para o melhor desempenho da função policial. “Podemos destacar no âmbito profissional, evoluções na aptidão física e na capacidade técnica. Os benefícios em relação à saúde, como redução de níveis de ansiedade e depressão, também não podem deixar de ser mencionados”, afirma o Inspetor Adjunto de Investigadores e Professor Referência da Disciplina Educação Física, Alexandre Fernandes Ribeiro.

Foto: Alexandre Ribeiro/Acadepol