A prática de exercícios físicos é um dos grandes segredos de uma vida saudável. Dentre os inúmeros esportes disponíveis, os benefícios do ciclismo fazem com que ele seja uma excelente opção para aqueles que querem melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde, do corpo e da mente.

Devido ao aumento da procura por bicicletas durante a pandemia e o avanço em suas tecnologias, com estilos modernos e mais confortáveis, materiais mais leves e grande recursos de câmbio, essas máquinas vem conquistando tanto um público exigente, em termos de performance (esporte competitivo), como o usuário não-atleta, que usa a bicicleta como meio de locomoção ou que visam apenas o lazer ativo e a saúde.

Segundo Xavier, Giutina e Carminatti (2010) o benefício é incomparável, uma vez que não há sobrecarga dos membros inferiores devido à posição sentada, o que possibilita uma atividade de maior duração, aumentando, assim, a eficiência da queima dos lipídios e redução dos níveis de LDL-colesterol e triglicerídeos séricos, além de redução do percentual de gordura corporal.

Além de todos os benefícios citados, é de suma importância ressaltar a necessidade de consultar um Profissional de Educação Física para orientar sobre o tempo de duração de treino adequado para cada indivíduo, e também na maneira correta de entrar no mundo do ciclismo utilizando o equipamento adequado para prevenir qualquer lesão futura que possa acontecer.

Atividade Física quando praticada de maneira segura e correta, torna-se mais eficaz para o desenvolvimento corporal e na diminuição do estresse do dia a dia.

Comece a pedalar você também!