A Conselheira Anísia Sudário Daniel entregou o certificado para o Profissional Thiago Dutra Alves. Ao lado do Coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família, Aristides Carvalho, e da Nutricionista Nayhara Castro. (Foto: Comunicação Odilon Behrens)

Profissionais de diversas áreas da saúde receberam o certificado de conclusão dos Programas de Residência Multiprofissional e Médica do Hospital Metropolitano Odilon Behrens - HOB, durante cerimônia realizada em Fevereiro. A Educação Física faz parte do grupo de profissões presentes na Residência Multiprofissional, tendo como objetivos a valorização e capacitação das equipes que trabalham nas Redes de Atenção à Saúde.

O Profissional Thiago Dutra Alves [CREF 034983] é um dos formandos do Hospital. Ele entrou no programa em 2018 para se especializar na área da Atenção Básica / Saúde da Família. O contato com as ações que a Educação Física desenvolve no contexto da Saúde Pública foi um dos motivos para ele ingressar na capacitação. “A paixão desenvolvida pelo SUS no estágio na Academia da Saúde me fez querer entrar no Programa de Residência Multiprofissional. A possibilidade ampliada de trabalho multiprofissional, a oportunidade de aprender sobre o SUS e ao mesmo tempo ajudar a qualificar o serviço, e principalmente, a oferta de promoção da saúde através das práticas de exercício físico de forma gratuita a toda a população também contribuíram muito para a opção por me dedicar à Residência. É uma área pelo qual sou apaixonado, e quero representar a Educação Física, a categoria caçula na saúde pública, da maneira mais honrada e qualificada possível”, diz o Profissional.

Os trabalhos realizados na Residência Multiprofissional oferecem a oportunidade de desempenhar as funções próprias da Educação Física de forma prática com as comunidades. “O Profissional está inserido nas Academias da Saúde e no Núcleo Ampliado de Saúde da Família / Atenção Básica – NASF/AB, sob a supervisão de um preceptor, cuja função é orientar, auxiliar e acompanhar a trajetória ao longo dos dois anos de formação. Nesses espaços, atuamos com práticas corporais coletivas, avaliações físicas, grupos operativos, enfim, várias formas de promoção à saúde”, diz Thiago Dutra Alves.

Na cerimônia de formatura, a Conselheira Anísia Sudário Daniel [CREF 000028] esteve presente representando o CREF Minas. Ela destacou a importância da presença de profissionais nas Redes de Atenção à Saúde. “Sempre que um Profissional de Educação Física faz parte destas equipes, eles são muito elogiados pela forma de trabalho que apresentam. A saúde pública hoje trabalha muito na prevenção e esta é uma área que conhecemos bem”. A participação do CREF Minas em solenidades de formação em Saúde reforça a missão de estar ao lado dos que colaboram com a qualificação para beneficiar a sociedade.

A integração entre os profissionais da saúde é fundamental no processo de formação dos residentes. O trabalho em conjunto contribui para um atendimento mais completo e humanizado. No Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Odilon Behrens, a Educação Física mantém contato com o Serviço Social, a Fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional, a Fisioterapia, a Psicologia, a Enfermagem, a Nutrição, a Farmacologia, a Odontologia e a Medicina.

Ao todo, 122 profissionais participaram da cerimônia de formatura. Evento que também teve a presença do Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto e do Superintendente do Complexo Hospitalar Odilon Behrens, Danilo Borges Matias.