Imagem: Reprodução TV Band

O Profissional de Educação Física Jorge Angelo Lavalli Goston [CREF 006075-G/MG], de 43 anos, natural de Belo Horizonte, foi um dos finalistas do Reality Show EXATHLON, realizado pela TV Band, no último trimestre do ano passado.

Durante três meses, 20 competidores divididos em 2 grupos: um formado por 10 celebridades e outro por 10 anônimos, viveram numa praia paradisíaca na República Dominicana, onde enfrentaram situações de resistência física e psicológica. Os competidores passaram por provas de velocidade, resistência, inteligência, força e precisão misturadas com restrições alimentares e condições básicas de sobrevivência, em busca do prêmio de R$350 mil. O Profissional de Educação Física Jorge Goston terminou a competição em 4º lugar, único representante do grupo formado por anônimos. “Foi preciso unir experiência, humildade, liderança e coragem para chegar à final”, afirma Jorge.

Após uma difícil seletiva, o atleta, professor e empresário, que é Campeão Brasileiro Master de Crossfit, foi escolhido para o reality show. Enfrentou lesões, infecções e até dedo quebrado. Tudo isso, no entanto, não o impediu de ser considerado um dos mais fortes competidores e o levou a ser “O Capitão dos Guerreiros”, equipe dos 10 não famosos que enfrentava nomes como Giba, Maurren Maggie, Pedro Scooby e Daniela Hipólito.

Logo depois da Graduação, em 2000, iniciou sua carreira na área do Fitness e chegou a atuar como Personal Trainer nos EUA. Mesmo com uma carreira consolidada na área de Educação Física, Jorge confessa que pensou em desistir. “Eu vi que o Fitness estava muito voltado para a área da estética. As pessoas estavam se preocupando mais com a imagem e deixando a saúde de lado. A Atividade Física estava perdendo a essência que eu sempre acreditei, que é a prática voltada para a qualidade de vida”, recorda. Foi quando conheceu o Crossfit através de um amigo e decidiu continuar sua trajetória como Profissional de Educação Física. “Eu conheci a essência e os valores da modalidade, que é a busca da saúde e a evolução do condicionamento físico para o prolongamento da vida. E, acho que é isso que a gente tem que acreditar”, recorda Jorge, que pratica Crossfit há seis anos e há quatro se dedica como Atleta Profissional, além de ser proprietário de uma Academia da modalidade.

Jorge é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Pós-Graduado, possui MBA em Gestão de Negócios e é Coach de Crossfit. Ele atribui seu sucesso à formação na área de Educação Física. “Durante a minha Graduação, passei por disciplinas que são a base do Crossfit: o Atletismo, o Levantamento de Peso, que é referência na UFV, e a Ginastica Olímpica. Acredito que toda essa formação foi fundamental, foi um degrau pra chegar onde cheguei. Ter participado do EXATHLON foi uma coroação dessa caminhada de formação e preparação na área de Atividade Física”, celebra Jorge.

Imagem: Reprodução TV Band