Entre os dias 10 e 25 de novembro, todos os municípios são convocados à realização de diversas atividades esportivas para conscientização sobre o bem-estar social. A busca pelo desenvolvimento de diversas atividades esportivas públicas nos Municípios Mineiros é um dos objetivos da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp) que, com o intuito de conscientizar sobre o bem-estar e a qualidade de vida, promove a Virada Esportiva.

Entre os dias 10 e 25 de novembro, os Gestores Municipais, Instituições de Educação, Clubes, Federações Esportivas e outras entidades do setor esportivo, são convocados a realizar uma atividade recreativa ou esportiva, à escolha de cada município participante, neste período em que transcorrerá a Virada Esportiva. A proposta da Seesp, durante as duas semanas da Virada Esportiva, é mostrar a importância de se adotar um estilo de vida mais ativo e saudável, envolvendo alunos, amigos e familiares. Segundo a Diretora de Incentivo ao Esporte e Participação da Seesp, Denise Hallak, as atividades esportivas que os Municípios poderão promover, vão desde ações mais simples como uma caminhada, até a prática de esportes como natação e vôlei. “A ideia é que as pessoas se encontrem nas praças, que usem os equipamentos de ginástica das academias ao ar livre, promovam uma caminhada, dancem na escola, em casa, joguem peteca, vôlei, futsal, nadem, brinquem de pique, de roda, de bola, extravasem a alegria e contagiem a comunidade a buscar a prática da Atividade Física e conquistar uma vida mais saudável”, explica.

Para viabilização da Virada Esportiva, a Seesp firmou parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região(CREF6/MG), as empresas do Sistema Fiemg, as Secretarias de Estado de Educação e Saúde e a Associação dos Municípios Mineiros (AMM). ICMS Esportivo As prefeituras que aderirem à ideia poderão reunir suas atividades esportivas e cadastrá-las também no sistema do ICMS Esportivo, aumentando sua pontuação para receber o benefício que consiste no repasse de 0,1% da cota parte do ICMS do Estado aos municípios.

Serviços Para cadastrar seu município na Virada Esportiva, envie para a Seesp a atividade que será realizada:

Site: http://observatoriodoesporte.mg.gov.br/viradaesportiva

Observatório do Esporte: http://observatoriodoesporte.mg.gov.br (na sessão Programa-se)

e-mail: virada@esportes.mg.gov.br