O Mês de Setembro é marcado por campanhas de conscientização e prevenção do suicídio, que, no Brasil, tem números preocupantes. De acordo com o boletim mais recente do Ministério da Saúde, de 2011 a 2016, 62.804 pessoas deram fim à própria vida. Por isso, desde 2015, o Centro de Valorização da Vida – CVV, o Conselho Federal de Medicina – CFM e a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP criaram o “Setembro Amarelo”, com a intenção de promover ações para mobilizar a população.

Entre os fatores de risco que agem na vulnerabilidade das pessoas, estão a depressão, ansiedade e isolamento social. A Profissional Luciana Mara Nogueira Costa [CREF 13616-G/MG] destaca a importância da Educação Física para ajudar quem está nesse grupo de risco. “A prática de Exercício Físico sistematizado pode acarretar diversos benefícios, tanto na esfera física quanto mental e social. Mas também, muito além do ‘físico’, a Atividade Física, pode propiciar o aumento das relações sociais, a redução da ansiedade, da depressão e pode promover um aumento das sensações de alegria, bem-estar e prazer”.

Diversas Profissões da área da saúde têm atividades e ações para promover a sensação de felicidade, satisfação e preservar a vida. Assim como a Educação Física, que desempenha um papel de grande valor na sua área de atuação, podendo contribuir com a missão do Setembro Amarelo. “A Atividade Física pode influenciar diretamente no combate, controle e tratamento dos transtornos mentais. Aderidos em programas de Atividades Físicas, os usuários aumentam sua participação e desenvolvimento de ações culturais inseridas e adaptadas aos territórios locais. Tudo isso resulta em uma maior autonomia, equidade, empoderamento e participação social”, diz a Profissional Luciana Mara Nogueira Costa.

O apoio, a orientação e o ato de ouvir o próximo também são fundamentais para ajudar quem passa por algum problema, seja ele qual for. Por isso, a campanha alerta e informa os cuidados para manter a vida.

Mais ação para preservar a vida

Com o objetivo de transmitir mensagens positivas aos usuários das redes sociais e destacar as boas notícias que acontecem no mundo, foi criado o “Veículo Inspirador de Amanhãs Solidários – Vidas”, pelo Departamento de Saúde Mental da UFMG em parceria com uma Agência de Comunicação.

Conheça: Instagram https://www.instagram.com/palavrasporvidas/

Facebook https://www.facebook.com/palavrasporvidas/