No dia 25 de Junho, o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva – Nescon da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG realizou a Mostra: Promoção da Saúde na Comunidade. Participaram os alunos do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família – Turma Educação Física oferecido pelo Nescon em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região Minas Gerais – CREF6/MG.

Por meio de pôsteres, os alunos que se preparam para a última etapa da Especialização, que é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentaram seus projetos para outros Profissionais e foram avaliados pelos alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciências do Esporte da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – EEFFTO/UFMG.

O Presidente do CREF6/MG, Claudio Boschi, esteve presente na Mostra e classificou o momento como enriquecedor para a Profissão. “Foram apresentados projetos muito bons e aplicáveis. A troca de informação entre os alunos fortalece e direciona as formas de intervenção dos Profissionais de Educação Física na Saúde Pública”.

“Intervenção para diminuir a incidência de gravidez em adolescentes em área de alto risco do Centro de Saúde Urucuia”, com este tema o aluno Gustavo Abrantes apresentou o projeto para ser aplicado na Região do Barreiro, em Belo Horizonte. “A atuação do Profissional de Educação Física é muito direcionada para prática da atividade física. O Profissional ainda não sabe da capacidade que tem, assim como outros profissionais da Saúde, de trabalhar no nível social por meio da informação. Esse projeto quer aliar atividade física e informação”, explicou o Profissional de Educação Física Gustavo Abrantes.

Todos os projetos apresentados são planos de ação para prevenção e promoção da saúde. Uma das avaliadoras e orientadoras dos trabalhos, a Doutoranda em Aprendizagem Motora pela UFMG, Lívia Gonçalves, se surpreendeu com a dinâmica da Mostra e da produção dos projetos. “É uma metodologia que eu não conhecia a fundo, por meio de estimativa rápida para atendimento da população. Aprendi muito aqui com os alunos. Espero que eles consigam o apoio das regiões onde eles atuam e das Equipes de Saúde da Família, para que realmente esses trabalhos cheguem à população”.

A parceria entre o CREF6/MG e o Nescon existe há dois anos, no oferecimento dos Cursos de Especialização em Estratégia Saúde da Família e de Aperfeiçoamento em Saúde da Família, ambos voltados para Profissionais de Educação Física. “Eu acho isso uma revolução. São jovens muito entusiasmados colocando a Educação Física na perspectiva da Saúde. A população só tem a ganhar quando aumentamos o nível de conhecimento e participação do Profissional. A parceria com o CREF6/MG foi um grande achado. Temos já o acúmulo de muitos trabalhos importantes e o Conselho está sempre presente”, completou o vice-diretor do Nescon, Edison Corrêa.

Outras informações sobre os Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento oferecidos pelo Nescon em parceria com o CREF6/MG no endereço: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/cursos/lista-cursos/