A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO divulgou a tradução em português da Carta Internacional da Educação Física, da Atividade Física e do Esporte. O documento foi revisado e aprovado recentemente, durante a 38ª Conferência Geral da UNESCO, entre os dias 3 e 18 de novembro, e é reconhecimento da importância do Desporto para a paz e o desenvolvimento.

A Carta original, adotada em 1978, tornou-se um marco internacional ao estabelecer, de forma inédita, o Esporte e a Educação Física como um direito de todos e como instrumentos para a promoção da saúde e de ajuda à população deficiente.

O documento revisado retoma os princípios básicos e acrescenta dimensões com pouca presença na versão de 37 anos atrás, como a igualdade de gênero, a não discriminação e a inclusão.

O Artigo 10, sobre a integridade no esporte, é o mais inovador desta nova versão da Carta. Pela primeira vez, em um documento oficial da ONU, há menções mais explícitas a compromissos internacionais relacionados ao combate à dopagem no esporte, à promoção do jogo limpo (fair play) e ao combate à manipulação ou combinação de resultados em competições esportivas.

Confira aqui a revisão da Carta Internacional da Educação Física e do Esporte da UNESCO.